terça-feira, 24 de julho de 2012

O Centro Histórico de São Luis...




















































O Centro Histórico de São Luis, em especial, na área "Reviver" é algo que não se encontra em outro lugar do país. Suas construções centenárias, muitas delas recobertas por azuleijos portugueses, suas ruas, vielas, espaços de cultura e seu povo, são realmente únicos. Caminhar despreocupadamente e com olhares atentos aos detalhes, sejam eles físicos ou humanos é o elemento central para se perambular nesta encantadora parte de São Luis do Maranhão. Por sinal, algumas visitas são indispensáveis: Mercado Central, Casa de Festa, Solar São Luis, Casa de Nhozinho, as escadarias, as lojas de artesanatos, o Cais da Praia Grande, dentre outras tantas opções, são espaços que produzem em nós o contentamento de estar na "Cidade dos Azulejos". Almoçar, fazer compras diversas, jantar, ouvir música na calçada, observar os ensaios de danças típicas que acontecem em algumas esquinas ou ver um pouquinho espetáculo de artista de rua são atitudes ludusofenses... Nada melhor que seguir o ritmo local e com os demais visitantes mergulhar no dia a dia deste encantador espaço do Maranhão...

Cerca de 2500 imóveis estão tombados pelo patrimônio histórico estadual, e 1000 pelo IPHAN. Parte desse sítio foi declarado Patrimônio Mundial em 1997, por seu conjunto arquitetônico colonial português adaptado ao clima do local.
A principal característica arquitetônica do centro histórico é mesmo a preocupação com o clima, quente e úmido. Entre as soluções, estava o uso de azuleijos na impermeabilização das fachadas de taipa. As plantas são em "L" ou em "U", com grandes telhados e venezianas.
Os prédios arquitetônicos constituem sobrados, casas térreas e solares. Os sobrados possuem até quatro pavimentos, sendo o térreo loja comercial e os outros pisos residências. Os solares, sobrados suntuosos, possuem muitos detalhes refinados, e as casas térreas, por fim, passíveis de várias classificações (por exemplo, morada inteira:porta com duas janelas de cada lado; meia morada: porta lateral e duas janelas).
Entre as edificações históricas a serem destacadas, encontram-se o Palácio dos Leões (sede do governo do estado), a Igreja da Santa Sé de Nossa Senhora da Vitória, o Convento do Carmo, o Convento das Mercês, a Casa das Tulhas, as igrejas do Rosário e do Desterro, a Casa das Minas, das Fontes e das Pedras, o Teatro Arthur Azevedo e muitos outros.  Aventure-se e encontre o melhor ângulo para as suas fotos e observações... É incrível estar neste lugar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário