terça-feira, 24 de julho de 2012

O Bumba meu Boi...













O enredo da festa do Bumba - meu - Boi resgata uma história típica das relações sociais e econômicas da região durante o período colonial, marcadas pela monocultura, criação extensiva de gado e escravidão. Numa fazenda de gado, Pai Francisco mata um boi de estimação de seu senhor para satisfazer o desejo de sua esposa grávida, Mãe Catirina, que quer comer língua. Quando descobre o sumiço do animal, o senhor fica furioso e, após investigar entre seus escravos e índios, descobre o autor do crime e obriga Pai Francisco a trazer o boi de volta.
Coquitéis e curandeiros são convocados para salvar o escravo e, quando o boi ressuscita urrando, todos participam de uma enorme festa para comemorar o milagre. São cinco os sotaques (ritmos) que ditam as apresentações...

Sotaque de matraca
Sotaque de Zabumba
Sotaque de Orquestra
Sotaque da Baixada
Sotaque Costa de Mão

Os Personagens...

Dono da Fazenda - é senhor dono da fazenda. Usa a roupa mais rica e um apito para coordenar a festa. É o responsável pela organização do Batalhão e, em alguns casos, é também o cantador.
Pai Francisco - vaqueiro, veste-se com roupas mais simples. Seu papel durante a brincadeira é provocar risos na platéia. Cada boi pode ter vários deste personagem.
Mãe Catirina - mulher de Pai Francisco. Normalmente representada por um homem vestido de mulher.
Índias - mulheres cobertas por penas no peito, mãos e pernas.
Miolo - brincante responsável pelas evoluções e coreografias do boi.
Vaqueiros - empregados da fazenda. Usam roupas de veludo e chapéus de pena com longas fitas coloridas.
Mutuca - para não deixarem os brincantes dormirem durante as maratonas de apresentação do bois, os mutucas são responsáveis pela distribuição de cachaça a todos.
Caboclo de fita" - brincantes enfeitados com chapéus de fita coloridos e que se misturam aos vaqueiros durante a festa.
Caboclo de pena - homens cobertos por penas e com um grandé chapéu ou cocá que também é feito de penas,representando os homens da tribo nos rituais.

Durante os meses de junho, época em que se comemora São Pedro e São João, a Ilha de São Luis se transforma num grande arraial, sendo que no mês de julho as apresentações neste ano de 2012 acontecem no "Maranhão Vale Festejar" na Laguna de Jansen. Uma festa incrível no ritmo dos sotaques do Bumba - meu Boi...

Nenhum comentário:

Postar um comentário